sexta-feira, 15 de junho de 2007

Palavras

Todos sabem o quão a imagem é importante para a publicidade.Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras.
Mas há um ponto em que discordo com essa afirmação. Me corrijam se estiver errado. Mas toda informação que transmitidos são feitos por signos que são unidades que resultam de uma associação entre um estímulo físico e uma idéia, que facilita o entendimento. Resumindo todo signo tem um significante e um significado.
E quando vemos só uma imagem no anúncio é apenas um significante e o significado está no conceito que ela passa. E conceito não se faz apenas pela imagem, mas sim de palavras. Toda essa estória era só introduzir um spot criado pela DM9 em meados 1999 para a Folha de São Paulo, a peça fala sobre as palavras, a arma mais poderosa que temos.
É uma pena que não escutei,mas mesmo assim considero sensacional.Se estamos na era da informação, então as palavras, logicamente, formam o bem mais valioso para podermos nos expressar, dizer o que pensamos, protestar e etc. E quem pode contestar o efeito e a eficiência das palavras? Nínguem. Seu poder de criar ou destruir é inimaginável.

O spot é apenas um locutor falando, sem bg. Um texto poético, um raciocínio impactante, enfim, uma redação primorosa. Confira:

Palavras
Palavras não são de ninguém.
Pertencem a todo mundo.
Qualquer um pode usar, escrever qualquer coisa.
Basta enfileirar letras.
Combinar sílabas.
Montar verbos, adjetivos ou substantivos.
As palavras aceitam tudo.
Afirmam o que você quiser.
Negam o que você quiser.
Elogiam, criticam, mentem se você quiser.
Porque as palavras não tem princípios.
Por isso quem as usa precisa ter.

Folha de S.Paulo.
Há 75 anos usando palavras e princípios.

Nenhum comentário: